sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Um pouco da cidade onde tudo aconteceu "São Domingos do Araguaia"

São Domingos do Araguaia - PA

Histórico

       A história do município de São Domingos do Araguaia teve início com a chegada do lavrador piauiense Serafim Canário da Silva, no ano de 1952. A partir do ano de 1953 outras famílias, inclusive parentes de Serafim, começaram a chegar e se estabelecer próximo ao local onde
habitava o lavrador piauiense.
       O povoado cresceu e por muito tempo ficou conhecido por “Centro das Latas”, por terem sido encontradas várias latas de querosene junto aos pés de mangueiras existente na área.
       O nome “São Domingos” surgiu em 1955, em homenagem ao primeiro padre que celebrou missa no local. São Domingos de Gusmão foi escolhido padroeiro da localidade, que passou a chamar-se “São Domingos das Latas”.
       Empreiteiras responsáveis pela abertura da Transamazônica nos anos 70, instalaram acampamentos para seus trabalhadores no local onde hoje se encontra a sede do município. Com isso e mais com a transferência de colonos de outras regiões do Brasil para as margens da nova rodovia aumentou consideravelmente a população do povoado. Outras áreas como os castanhais foram sendo ocupadas o que gerou conflitos pelas posses das terras. Essa disputa foi solucionada quando a Prefeitura de Marabá desapropriou os castanhais e doou para os agricultores.
       Destaque histórico do município de São Domingos do Araguaia foi a “Guerrilha do Araguaia”, luta armada iniciada pelos militares do Partido Comunista do Brasil contra o regime militar e sufocada entre 1972 e 1974 pelo Exército. Houve na época morte e desaparecimento de moradores, a exemplo do que aconteceu com os grupos de guerilheiros civis que instalaram-se em vários povoados, com Bom Jesus e Vila Metade, onde se apresentavam como agricultores ou comerciantes. Os militares praticaram atos de violência contra a população, guardados na memória dos moradores mais antigos. Somente com a reabertura democrática é que a população nacional tomou conhecimento desses fatos, mesmo assim, superficialmente.
       Com o rápido crescimento e desenvolvimento do distrito começou haver reivindicações pela autonomia política já que a localidade abrigava a maioria dos comerciantes e produtores de São João do Araguaia.
       Em 1991 foi realizado o plebiscito para emancipação do município tendo 99,5% dos votantes
apoiado esse movimento, que se concretizou no mesmo ano.
       A área do município de São Domingos do Araguaia foi desmembrada do município de São  João do Araguaia.
       O movimento migratório continua forte até os dias de hoje. A busca pela posse da terra na região é muito intensa e praticamente neste município proporcionou o aparecimento de vilas e comunidades em torno da sede e na zona rural.

Gentílico: são dominguense do araguaia

Formação Administrativa

       Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São Domingos do Araguaia, pela lei estadual no 5706, de 27-12-1991, desmembrado de São João do Araguaia. Sede no atual distrito de São Domingos do Araguaia (ex-localidade). Constituído do distrito sede.
Instalado em 01-01-1993.
       Em divisão territorial datada de 2001, município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.



Postado por: Ellen Christien

1 comentários:

Andreia disse...

Otimo blog Ellen... continue assim, boa sorte! bjs