quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ex-militares confirmam torturas no Araguaia



"Trata-se de um fato diferenciado, que é a confissão de agentes do próprio Estado", diz o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, sobre os documentos que a Ordem encaminhou, em março passado, ao Superior Tribunal Militar (STM).
Dez ex-recrutas do Exército que participaram da Guerrilha do Araguaia entre 1972 e 1975 confirmaram, em depoimentos à Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a execução de guerrilheiros pelos militares, assim como a prática de tortura não apenas contra os inimigos, mas também de civis. Nos depoimentos, esses ex-soldados denunciaram ter sofrido maus-tratos e sevícias nos treinamentos recebidos.
Nos depoimentos, eles falaram ainda da cooptação de índios pelas Forças Armadas para localizar membros do PC do B na selva. Mas não esclareceram o maior mistério do caso: a localização dos corpos dos guerrilheiros mortos.
"Trata-se de um fato diferenciado, que é a confissão de agentes do próprio Estado", diz o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, sobre os documentos que a Ordem encaminhou, em março passado, ao Superior Tribunal Militar (STM). "Não são depoimentos de vítimas do ato, mas de quem confessa ter praticado, ainda que sob ordens, fatos graves. É uma diferença substancial. Daí porque a OAB reivindica que se apure a veracidade das declarações que, se verdadeiras, dão certo cunho de oficialidade ao que era negado."
-
Marcelo Auler [14.09.2008]

Fonte:
www.estadao.com.br

5 comentários:

Anônimo disse...

É uma vergonha para o nosso país essas coisas ter acontecido, ainda mais militares envolvidos...
Parabens a voces do blog por está monstrando a realidade!

Guerrilha do Araguaia disse...

É verdade é uma vergonha, militares está envolvidos nessa guerrilha.
Não podemos deixar de monstrar essa realidade!

Karol disse...

O blog está muito interessante, é muito importante se tratar de um assunto que para muitos já está esquecido e que não se dá valor algum...
Parabéns!
Está muito bom.

Anônimo disse...

Gostaria de deixar aqui minha opnião sobre esses fatos ocorridos nos anos de chumbo. A ditadura torturou e matou muita gente. Esses que lutaram contra essa mesma Ditadura, hoje estão no poder e transformaram o Pais em um verdadeiro cabaré, todo mundo faz o que bem quer, o mesmo povo que eles supostamente defendiam , hoje passa fome. não mudou nada, só e uma outra forma de Ditadura, o da desigualdade, miseria e fome. Antes dava pra viver com o que se ganhava na pepoca e hoje, da mal pra comer. Os politicos aumentam o próprio salário, votam assuntos que nada contribuem para a melhoria qualidade de vida das pessoas. Ou seja o Brasil continua sendo um pais de DEGREDADOS. Acho que se os militares intervirem talves toda essa baderna acabe.

Flay disse...

A história da Guerrilha do Araguaia como a Ditadura Militar no Brasil ainda é encoberta por "mistérios" e mentiras. De fato os que lutaram contra a ditadura ontem e que hoje estão no poder só nos causam vergonha. Não é por eles ou por causa deles que amo essa parte triste da nossa história, minha tristeza e pesar se dá por aqueles que não votaram da guerra, por aqueles que não se tem notícias e nem se sabe do seu paradeiro. Os guerrilheiros e verdadeiros homem de coragem estão mortos, enterrados numa vala qualquer. Para mim Paulo Albuquerque e a Lúcia Regina foram uns covardes, deduraram a guerrilha, traíram seus companheiros. Quanto ao Dirceu e o Genuíno só tenho uma coisa a dizer: Vergonha nacional.